A internet pode ser uma boa forma de encontrar alguém legal para iniciar um namoro. Entretanto também é necessário tomar cuidado para não ser atraído por uma pessoa de má fé que só está interessada em aplicar golpes. Assim é são os scammers, seduzem a vítima até conseguirem o que querem.

Perigo: scammers em sites de relacionamento

Os romance scams: golpistas de romance

Romance scam pode ser traduzido em algo como golpista de romance ou golpista de sedução. Os golpes não ocorrem somente com mulheres, também há muitos homens que podem ser seduzidos, pensar que conseguiram encontrar a pessoa ideal e se dar mal.

O que os romance scammers fazem com muita perfeição é na parte se relacionar com a vítima. Eles costumam utilizar fotos de alguma pessoa atraente para seduzir a vítima. Podem ficar mantendo um relacionamento virtual com ela durante meses até aplicar o golpe. Muitos não agem sozinhos, mas em grupo. Há várias pessoas envolvidas, o que torna o golpe mais difícil de ser descoberto.

Onde os romance scammers atuam?

Os romance scammers atuam em variados meios digitais, como sites de relacionamento, redes sociais e até por email. É necessário saber como identificá-los para não deixar se iludir. Eles podem chegar do nada em alguns destes ambientes virtuais e ir envolvendo a vítima aos poucos até ela crer piamente em tudo que dizem. Muitos utilizam os sites de relacionamento para fazer o primeiro contato e continuam a conversar com a vítima através de algum outro meio.

Como os golpes acontecem?

Os scammers costumam utilizar diversas situações em que precisam de dinheiro, seja para liberação de passaporte, liberação de heranças, pagar contas entre outras. Sempre inventam uma história para que a pessoa se comova e envie dinheiro. Depois que conseguem arrancar dinheiro das vítimas, eles somem e elas não conseguem mais localizá-los de jeito nenhum, nem por email, nem telefone e nenhum outro tipo de contato. Há golpistas de romance que deixam tudo bem planejado, inclusive com parentes que confirmam tudo o que eles dizem.

As fotos utilizadas por um golpista de romance costumam ser roubadas. A pessoa que tem as fotos roubadas também é uma vítima. Muitas pessoas que aplicam os golpes não estão no Brasil, mas em outros países, tornando sua localização ainda mais difícil.

Para a pessoa adquirir confiança nos scammers, eles podem enviar alguns presentes, como ursinhos de pelúcia, uma caixa de bombons e até joias. Por que eles gastam dinheiro? Com os presentes, a vítima acredita mais ainda nos golpistas de romance. Além disso, a compra costuma ser feita utilizando cartões de crédito roubados.

O golpe já era aplicado antes mesmo da popularização da internet, mas através de outros meios, como jornais, revistas e rádios. Depois que a pessoa tinha plena confiança no golpista e estava apaixonada, ele pedia dinheiro para resolver algum problema e desaparecia do mapa.

Como identificar um romance scam?

Algumas pessoas têm maior facilidade para identificar o golpista de sedução e outras menos, pois se iludem facilmente. É comum eles se passarem por pessoas que estão ligadas ao exército, como coronéis, tenentes e sargentos. É normal também dizerem que precisam viajar com frequência por causa do tipo de trabalho que têm. Como são pessoas fakes, eles não se encontrarão com a vítima pessoalmente.

Se a pessoa entra em contato pela primeira vez, nem lhe conhece e já vai pedindo seu email, número de telefone ou algo do tipo, o melhor a se fazer é desconfiar. Muitos dos romance scams utilizam softwares de tradução automática para se comunicarem com a vítima do namoro à distância. Programas de computador assim não costumam traduzir tudo perfeitamente, ou seja, há erros e até pode ocorrer de palavras ficarem em outra língua. Erros assim merecem atenção, pois é bem provável se tratar de um scammer. Contudo também há os romance scammers que escrevem muito bem.

Os sites de relacionamento

Os sites de relacionamentos tentam ser seguros, mas é claro que não dá para os criadores fazerem tudo sozinho. O usuário também deve colaborar e tomar certos cuidados. A pessoa também pode colaborar se desconfiar de algum usuário denunciando-o para o site de relacionamento. É óbvio que é difícil combater este tipo de crime virtual, pois o usuário pode criar quantos perfis fakes quiser, mas é possível sim a polícia descobrir e prender quem está aplicando o golpe.

É claro que é possível ter um relacionamento virtual, mas assim como há no ambiente real, na internet também há muitas pessoas más intencionadas que só estão interessadas em aplicar golpes. Alguns pequenos cuidados podem fazer a diferença entre “namorar” um golpista de sedução que sumirá logo após conseguir roubar dinheiro da vítima e um namoro online com uma pessoa real que será capaz de amá-lo de verdade e que poderá fazer parte do seu futuro.

Você já foi vítima de um scammer? Quais os cuidados que toma para não cair em golpes de scammers? Deixe um comentário sobre o assunto.